Fique Atualizado
Início / Europa / Dicas e roteiro para sua viagem de trem pela Europa

Dicas e roteiro para sua viagem de trem pela Europa

Fazer uma viagem de trem pela Europa é uma experiência que todos os viajantes deveriam ter em seu currículo. A malha ferroviária é muito bem desenvolvida e abrange todos os países europeus. Existem prós e contras sobre este meio de transporte.

Para garantir que aproveite ao máximo sua viagem de férias ou para manter sua agenda de compromissos, iremos ajudá-lo a conhecer mais sobre os benefícios das viagens de trem pela Europa.

Recomendo => Dicas para encontrar os melhores hotéis no Booking.com

Conheça as vantagens de contratar um seguro de viagem

viagem-de-trem-pela-europa

 

Vantagens

viajar-de-trem-pela-europa

Viajar de trem é uma ótima opção para viagens curtas. Apesar de ser mais longa que uma viagem de avião, uma das principais vantagens é a localização central das estações. Isso evita o deslocamento que precisamos fazer para chegar e sair dos aeroportos. Gastamos menos com taxi e aproveitamos as paisagens no caminho. Outro benefício é não precisar fazer check-in para embarcar no trem. Existem algumas exceções quanto a isso, portanto fique atento. Em trechos mais longos, você pode optar por uma viagem noturna. Existem opções de assentos reclináveis ou cabines, que são reservados pagando uma taxa extra. Será uma boa noite de sono e irá economizar uma diária de hotel, além de chegar bem cedo em seu destino para aproveitar o dia.

 

Os contras

Sinceramente viajar de trem pela Europa tem mais prós do que contras. As poltronas são mais espaçosas e o conforto é muito maior (a não ser que você seja um felizardo que viaja na 1ª classe). Se tiver com o cronograma apertado, se planeje e pesquise sobre os tempos de viagem, pois demoram mais que os trajetos feitos de avião. Os trechos costumam ser mais caros…planeje-se e compre antecipadamente as passagens de trem, para garantir descontos.

 

Dicas para evitar problemas

  • Atenção com as malas. Além de ter que carregá-las no trem, pois não podem ser despachadas como nos aeroportos, fique atento para não ter seus pertences roubados. É Europa sim, mas todo cuidado é pouco. Veja nossas dicas de como arrumar suas malas para carregar menos peso;
  • Apesar de não precisar fazer check-in, muitas estações são gigantes e movimentadas. Chegue com antecedência de pelo menos uma hora para localizar onde será seu embarque;
  • Não é preciso entregar a passagem a nenhum cobrador, porém existem maquinas que imprimem a data e horário no bilhete. Evite a chatice de ter um fiscal pegando no seu pé porque não validou o bilhete. Pode acontecer de ter que sair do trem ou ter que pagar outra passagem.

 

Pretende viajar de trem pela Europa?

aplicativo-iphone-viagem-de-trem-pela-europa

O Guia trens na Europa é completo com tudo para planejar sua viagem sobre trilhos no Velho Continente.

Confira mais aplicativos de viagem para iphone.

Viajar de trem pela Europa realmente funciona muito bem, ainda mais quando os aeroportos ficam fechados, como aconteceu nos 2 últimos anos devido a erupções em vulcões na Islândia. Portanto, tenha sempre essa carta na manga. Para facilitar seu planejamento, você pode comprar um passe de trem, que da direito a vários trechos. Existem vários tipos; pesquise o que mais se adapta a seu roteiro.


Fazendo sua reserva através dos links parceiros encontrados no blog, ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA TAXAS EXTRAS, e dessa forma monetizamos nosso trabalho. Se houver dúvida, leia as políticas do blog, ou deixe um comentário.

Planeje sua viagem => Dicas para encontrar os melhores hotéis no Booking.com

Aluguel de Carros | Passagens Aéreas | Passeios e Tours | Seguro de Viagem


Quando criei o projeto viagem de volta ao mundo em 365 posts sabia que a viagem seria o estalo para transformar toda a minha vida. Ainda não tive a noção exata da dimensão de tudo, mas já consigo ter uma boa ideia de como funciona a rotina de um viajante. Este é o 294º artigo, veja também outras curiosidades sobre a viagem:

Planejando uma viagem de trem pela Europa? Ainda tem dúvidas? Gostaria de contar suas experiências?

Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 33 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais | CLIQUE AQUI para receber novidades por email.

Confira Também

Praias de Ibiza

O que fazer em Ibiza, a badalada ilha da Espanha

Uma viagem para Ibiza é o sonho de muitos solteiros e jovens casais que procuram ...

4 Comentários

  1. Fernando Fernandes

    Olá Guilherme, gostamos muito das suas dicas e como estamos planejando uma viagem para a Europa, gostaríamos de saber onde encontramos um link com preços e horários dos trens ou aplicativo para androide.

    Obrigado.

  2. Gostamos muito das dicas!Sempre orientamos nossos passageiros a planejar a viagem antes de ir para a Europa e indicamos o trem noturno para economizar com hotel (mas não economizar no conforto!). É interessante saber o ponto de vista de vocês.
    Rail Europe Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *